A evolução do logo da Pepsi

A evolução do logo da Pepsi 800 450 Sakada Design

As mudanças do logo da Pepsi ao longo dos anos

A Pepsi está presente em mais de 75 países e fatura mais de US$ 15 bilhões com as vendas de seus refrigerantes de cola pelo mundo.

Fundada em 1898, no estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, pelo farmacêutico Caleb Davis Bredham, não é de se admirar que uma marca criada há tantos anos, tenha passado por muitas modificações em sua identidade visual.

O primeiro logotipo manuscrito e bem rebuscado durou sete anos, até ser substituído, em 1905, por uma nova versão manuscrita, com proporções mais adequadas. No ano seguinte, ele foi novamente customizado e a marca ganhou o slogan “The Original Pure Food Drink”. Até 1930, o logotipo passaria por mais duas alterações sem grandes mudanças.

Já em 1940, o logotipo da Pepsi ganhou um novo formato e em 1941 adotou a forma de uma tampinha de garrafa, chamada de “Bottle Cap”, nas cores azul, vermelha e branca. O conceito continuou pelos anos seguintes, com a mudança também do antigo slogan para “Bigger Drink, Better Taste”.

Em 1962, a marca deixou de usar a palavra “Cola”, aumentando o tipo, mas mantendo-o sobre a tampinha de garrafa. Em 1973, a Pepsi incluiu uma forma retangular vermelha e azul ao redor do círculo. O nome passou por ganho de espessura em 1987.

Só em 1991, conseguimos ver uma grande mudança, com a tampinha separando-se do restante do logo. O nome sobressai e aparece escrito em itálico. Em 1996, a Pepsi lança o “Project Blue”, com a cor azul dominando o background e o nome na cor branca. Foi dada profundidade, adicionando sombras e deslocando o nome para frente do círculo. O lançamento foi em 1998 e a estratégia da Pepsi foi focada em diferenciar-se da concorrente Coca-Cola, que já utilizava a cor vermelha.

Seguindo a tendência 3D, a Pepsi introduziu um novo logo em 2003, com um brilho mais dominante e a sensação de movimento no nome. Em 2008, um novo logo foi criado pela empresa de design de marcas, Arnell Group, pelo valor de 1 milhão de dólares. Segundo a Arnell, há referências a Leonardo Da Vinci, yin-yangs e fitas de Möbius.

Este perdura até hoje, e é possível notar que o círculo ganhou um desenho diferente, fazendo alusão a um sorriso, diversas vezes, remetido aos limões na campanha da Pepsi Twist. O estilo 3D foi abandonado e agora a palavra aparece em caixa baixa, muito mais leve e sutil. E não só isso! A marca passou por uma ampla revitalização, das embalagens à forma de se comunicar com seus consumidores, resultando em um novo posicionamento.

Relembre também, os slogans da marca:

A escolha da nova geração. (1984)

O sabor de vencer. (1987)

GeneratioNext. (1997)

Arrisque mais, viva mais. (2005)

Questione, Mude, Beba Pepsi! (2008)

Refresque seu mundo. (2009)

É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim! (2009)

Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi. (2010)

Referências:
Livro: Life Histories of 100 famous logos – Ron van der Vlugt
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/pepsi-cola-next-generation.html